Pessoal, dei uma entrevista ao programa Link News, da TV Record News, sobre como podemos melhorar a qualidade do nosso sono! Para conferir é só clicar no link.
http://migre.me/tkyZW

Otorrinolaringologia e Medicina do Sono no Rio de Janeiro | Dra. Luciane de Figueiredo Mello
Especialista em Medicina do Sono no Programa de Saúde do Sono, que oferece tratamento multidisciplinar a pacientes que sofrem de distúrbio do sono, e cirurgiã na Sleep Surg, equipe de cirurgiões de apneia, que realizam todos os procedimentos necessários para promover melhoria à qualidade de vida dos pacientes que necessitem realizar cirurgia.
Pessoal, dei uma entrevista ao programa Link News, da TV Record News, sobre como podemos melhorar a qualidade do nosso sono! Para conferir é só clicar no link.
http://migre.me/tkyZW
A entrada do outono, que aconteceu no dia 20 de março, é caracterizada por temperaturas mais baixas durante o amanhecer e ao anoitecer, mas também pelo início do tempo mais seco. Segundo a ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), o índice de doenças respiratórias cresce cerca de 40% nessa época, em relação aos períodos de temperaturas mais altas. Por isso, confira algumas dicas para evitar o problema:
Lave e/ou coloque no sol as roupas de inverno que estavam guardadas antes de usá-las;
Lave as narinas com água ou soro fisiológico;
Use umidificadores de ambientes ou bacias de água em escritórios e quartos de dormir.
Dia 21 de março comemora-se o Dia Nacional do Sono. Celebrada desde 2001, a data ganha grande apoio devido à preocupação dos profissionais da área em alertar e conscientizar a população sobre a importância de dormir bem, para prevenção de doenças, para ter uma melhor qualidade de vida, além de um bom desempenho profissional e/ou escolar. Atualmente, de acordo com a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (Cids), existem cerca de 90 distúrbios relacionados com a hora de dormir, como insônia, ronco, apneia, bruxismo, síndrome das pernas inquietas, entre outros.
E em tempos de crise econômica, as noites dos executivos parecem estar comprometidas. Isso porque segundo um levantamento, com base em cinco mil check-ups realizados em 2015 e mais cinco mil feitos em 2014, pela Med-Rio Check-up, a turbulência financeira está influenciando diretamente na qualidade do sono deles. O estudo mostrou que no ano de 2013, a insônia foi citada como principal queixa por 21% dos casos e, no ano passado, este número subiu para 25%. Entre os participantes, 70% foram homens e 30% mulheres.
Outra pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh Schoolof Medicine, nos Estados Unidos, mostrou que o aumento do uso das redes sociais também tem prejudicado a hora de descanso. Segundo os cientistas, a navegação excessiva nesses canais pode aumentar em até três vezes a probabilidade de distúrbios do sono. Segundo a especialista em Sono, Dra. Luciane Mello, a falta de sono nesses casos está muitas vezes ligada à exposição da luz dos aparelhos eletrônicos antes de dormir, podendo aumentar a vigilância e prejudicar a liberação da melatonina, hormônio que induz o sono. “Além disso, a pessoa acaba perdendo a noção de horário vendo o feed de notícias, vai adormecer mais tarde e ter menos horas do que é considerado ideal”, explica.
Ou seja, em tempos de obstáculos para adormecer tranquilamente vale a pena apostar em algumas técnicas para melhorar a qualidade do sono. Evitar o uso de aparelhos tecnológicos horas antes de repousar, deixar o quarto tranquilo e aconchegante, com boa temperatura e iluminação, evitar ingerir alimentos pesados e bebidas com ingredientes estimulantes, procurar esquecer os problemas e praticar atividades relaxantes como meditação e yoga são algumas dicas.“Evitar ficar “brigando com a cama” quando não conseguir dormir e manter a casa em um ritmo mais calmo e silencioso quando a noite vai chegando também é importante para ter boas noites de sono. Mas caso todas essas dicas não sejam suficientes, procure ajuda de um especialista do sono”, finaliza Luciane Mello.
A Apple e a Amazon anunciaram recentemente que vão liberar ferramentas para auxiliar as pessoas a se prepararem para dormir. O IOS, por exemplo, terá o modo “Night Shift”, mecanismo que é capaz de reconhecer a localização geográfica e o horário para diminuir automaticamente a luz do aparelho, deixando ela menos agressiva, o que pode ajudar o indivíduo a pegar no sono.
Você sabe o que é sinusite?
A sinusite é a inflamação e o acúmulo de secreção no nariz e seios da face. Dor ou pressão na cabeça, secreção, nariz entupido, diminuição do olfato e paladar, são alguns dos seus sintomas.
Segundo uma recente pesquisa realizada pelo Instituto do Sono de São Paulo, aproximadamente 33% dos brasileiros sofrem da apneia do sono. Ainda de acordo com o estudo, os homens ainda são os mais acometidos, apesar do distúrbio ser bastante frequente nas mulheres. Sobrepeso/obesidade e outras características anatômicas específicas devem ser avaliadas pelo médico do sono. Procure o seu!
Você sabia que a congestão nasal ou nariz entupido pode ser decorrente de diversas causas, como resfriado, gripe, sinusite, alergias e até desvio de septo?
Nesses casos é recomendável aumentar a umidade do local onde você está, usar soro fisiológico nas narinas e ingerir bastante líquido e, em casos recorrentes, procurar um otorrino para identificar a causa do problema.
Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostraram que dormir pouco pode diminuir a concentração do hormônio responsável pelo controle da fome. Assim, as pessoas que dormem menos acabam tendo mais vontade de comer.
As doenças respiratórias também podem surgir no verão. E um dos fatores que contribui para seu aparecimento, é o uso frequente do ar condicionado. Para evitar o acúmulo e a proliferação de bactérias, a limpeza do filtro do aparelho deve ser feita, no máximo, a cada quatro semanas. Outra dica é colocar uma bacia de água no chão, para evitar o ressecamento do ambiente.