A rouquidão é um sintoma relativamente comum na prática clínica. Suas causas podem ser diversas e, muitas vezes, melhoram espontaneamente. Em casos de permanência prolongada desta queixa, sua etiologia deve ser investigada.
A laringe é o órgão onde encontram-se estruturas que participam da passagem do ar, proteção da via aérea e a fonação. A disfonia (rouquidão) pode acontecer, em muitos casos, pelo uso exagerado da voz, infecções nas vias aéreas, como gripes e resfriados, dentre outras. Existem também outras possíveis causas para este sintoma.
Possíveis causas da rouquidão
Além das causas simples já mencionadas, a voz pode ficar rouca pelos seguintes motivos:
- Refluxo gastroesofágico/laringofaríngeo;
- Alergias, especialmente a alimentos;
- Inalação de substâncias irritantes para a garganta;
- Câncer de laringe, garganta, tireoide ou pulmão;
- Tosse crônica;
- Fumo e álcool em excesso;
- Histórico de entubação orotraqueal (uso de tubo para respiração);
- Objeto estranho;
- Puberdade;
- Lesões em pregas vocais (benignos malignos)
Para avaliação do quadro, fique atento caso o paciente apresente:
- Oscilações ou perda frequente da voz;
- Piora progressiva da qualidade vocal;
- Tempo de sintoma;
- Sinais inflamatórios/infecciosos, tais como: febre, prostração…;
- Histórico de alergias;
- Dor à deglutição ou sangramento pela garganta.
Avaliação e Tratamento
A avaliação da disfonia deverá ser realizada pelo médico especialista Otorrinolaringologista, que examina a via aérea com exames endoscópicos, como por exemplo, a Videolaringoscopia para visualização direta da oro e hipofaringe, além da laringe.
Feita a avaliação, o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, fonoterapia e/ou até com cirurgia, nos casos selecionados.
O mais importante é que o tratamento direcionado ocorre após avaliação especializada, com a(s) devida (s) investigação (ões) do quadro clínico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista e médica do sono no Rio de Janeiro.