Dra. Luciane Mello | Otorrinolaringologia e Medicina do Sono | Sinais de possível distúrbio do sono
17376
single,single-post,postid-17376,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-6.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Sinais de possível distúrbio do sono





texto_disturbios do sono

08 set Sinais de possível distúrbio do sono

Se, ao acordar e ao longo do dia, você percebe que está irritado, com sono, com queixas de memória ou cansaço, fique atento! Esses sintomas podem indicar que você está com um sono de má qualidade.

Segundo um estudo do Instituto do Sono, em São Paulo, mais de 60% da população brasileira apresenta pelo menos uma queixa relacionada ao sono. Na pesquisa, as mulheres apresentavam mais insônia e pesadelos e os homens, queixavam-se mais de roncos e/ou pausas respiratórias, conhecidas como apnéia do sono. Desta forma, observamos como os distúrbios do sono são prevalentes em nossa população, sendo queixas frequentes do nosso cotidiano.

De acordo com a Otorrinolaringologista e Especialista do Sono, Dra.Luciane Mello, o sono é composto por quatro etapas e, cada uma delas, desempenha sua própria função. “Quando há dificuldade em qualquer um desses períodos podem ocorrer prejuízos a curto e longo prazos”, destaca a especialista. Sintomas como cansaço, ansiedade e tensão também podem representar necessidade de avaliação médica. Conheça alguns sinais de que você pode ter algum distúrbio do sono:

Dificuldade para dormir: Não conseguir dormir uma noite ou outra é normal, mas quando isso torna-se frequente, é necessário investigar as possíveis causas.

Roncos: Se alguém já sinalizou que você ronca ou pára de respirar durante a noite, pode indicar que você sofra de um distúrbio do sono que obstrui as vias respiratórias, a apnéia.

Cochilos durante atividades rotineiras: Cochilar durante o dia ou durante a leitura, por exemplo, podem indicar que suas noites de sono não estão sendo suficientes.

 Dorme, mas ainda se sente cansado: Acordar cansado após uma noite de sono representa que o sono NÃO foi de qualidade, restaurador.

Pernas Inquietas: Necessidade de mexer as pernas ao longo do dia e durante a noite, acompanhada por outras sensações desconfortáveis, necessitam de avaliação do especialista do sono.

Em todos esses casos, ou pacientes com outras queixas de sua noite de sono, devem procurar ajuda médica especializada para realizar o correto diagnóstico e o melhor tratamento.