Dra. Luciane Mello | Otorrinolaringologia e Medicina do Sono | Queda da língua pode ser uma das causas da apneia do sono
17847
single,single-post,postid-17847,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-6.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Queda da língua pode ser uma das causas da apneia do sono





slide12

08 set Queda da língua pode ser uma das causas da apneia do sono

Os distúrbios do sono afetam uma boa parcela da população. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Sono de São Paulo, aproximadamente 33% dos brasileiros sofrem de apneia do sono, problema no qual o indivíduo tem breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. As apneias são causadas por obstruções transitórias da passagem do ar por toda a coluna aérea, por pelo menos 10 segundos de duração.

Segundo a especialista do sono, Dra. Luciane Mello, a queda da língua, que impede a passagem do ar pelo pescoço durante o sono, é uma das causas de obstrução. “Enquanto o paciente dorme, acontece um relaxamento da musculatura, inclusive da língua. Em alguns casos, isso pode facilitar a obstrução da coluna aérea, com interrupção da passagem do ar. O próprio organismo provoca alguns microdespertares no indivíduo, na tentativa de restabelecer o fluxo aéreo normal. Entretanto, este ciclo pode provocar sérios riscos à saúde e a qualidade do sono do paciente”, explica a especialista.

Os tratamentos podem variar desde o uso dispositivos intra-orais e, em alguns casos, cirurgias mais específicas. A mais recente modalidade terapêutica consiste na implantação de um marcapasso que provoca um estímulo no nervo que enerva a língua, promovendo sua tonificação e, consequentemente, interrompendo a obstrução do ar.

De qualquer maneira, é necessário procurar a opinião de um especialista do sono, que, após investigação mais profunda, poderá determinar qual a melhor conduta.