Dra. Luciane Mello | Otorrinolaringologia e Medicina do Sono | Dia Mundial do Sono: Porque é tão importante dormir bem
18035
single,single-post,postid-18035,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-6.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Dia Mundial do Sono: Porque é tão importante dormir bem





Slide4

09 mar Dia Mundial do Sono: Porque é tão importante dormir bem

No dia 17 de março celebra o Dia Mundial do Sono. A data criada em 2001 pela Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) tem como objetivo alertar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de dormir bem, não só para a qualidade de vida, como à saúde, para o desempenho profissional e/ou escolar.

De acordo com a especialista do sono Dra. Luciane Mello, dormir bem tem grande impacto positivo na saúde, em curto e longo prazo. “A maioria dos adultos saudáveis precisa de 7 a 9 horas de sono por noite para o melhor funcionamento do organismo, em diversos aspectos”, explica a especialista.

Abaixo a especialista cita algumas informações importantes sobre o sono:

Dormir adequadamente ajuda a emagrecer: Isso acontece porque uma boa noite de sono auxilia na regulação de hormônios como a grelina e a leptina, importantes para controlar a fome. Em contrapartida dormir menos de 6 horas por dia aumenta a produção de hormônios do estresse, que eleva o apetite e dificulta a queima de gordura.

Dormir mal coloca a saúde em risco: Durante o sono, nossa imunidade é reforçada e os radicais livres são neutralizados, consolidando a memória. Por isso, noites de sono inadequadas podem causar irritabilidade, estresse ediminuição da capacidade intelectual. E o pior, dependendo do distúrbio do sono apresentado  pelo paciente, pode-se elevar o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares e neurológicas.

Mulheres precisam dormir mais que os homens: Segundo uma pesquisa realizada no Centro de Pesquisa do Sono, na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, essa necessidade ocorre devido à ação que elas têm de conciliarem várias tarefas ao mesmo tempo durante o dia.

Privação de sono atrapalha a produtividade: De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, as pessoas dormem menos que o ideal para cumprir os horários de trabalho. E estar com sono durante o dia dificulta nossa habilidade de permanecer alerta, de tomar boas decisões, de focar na realização das tarefas ou até mesmo controlar o nosso humor prejudicando a produtividade do empregado.